Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

domingo, 11 de setembro de 2011

Uma dica: registros nas aulas de matemática

O registro em Matemática ajuda os alunos a organizarem as aprendizagens que fazem, tomar consciência dos conceitos envolvidos na atividade proposta, comunicar suas formas de resolver problemas, ampliar formas de expressão matemática entre muitas outras coisas.
Do ponto de vista do educador, o registro permite avaliar em processo como os alunos compreenderam, ou não, as noções e conceitos envolvidos em uma atividade, além de possibilitar perceber quais os aspectos da ação desenvolvida foram mais bem apropriados pelos alunos.
Vejamos duas produções de alunos de 5 anos após realizarem uma atividade de Grandezas e Medidas, que envolvia a comparação do tamanho de pés e mãos e visava, que as crianças entendessem que medir é fazer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo (no caso desta atividade, a grandeza em questão era comprimento):

Produções de alunos da educação infantil do Colégio Arbos, Santo André, SP. Este colégio é parceiro do Ciranda.
Observemos que nos dois registros as crianças foram capazes de mostrar que compreenderam dois dos aspectos mais essenciais nos processos de medição:
·         Medir é fazer comparação
·         Para medir podemos fazer comparação direta (no caso entre os comprimentos de dois pés ou de duas mãos)
Observem que o desenho fala por si, não exigindo escrita do adulto, nem explicação da criança.

Para saber mais veja:
Smole, Katia S. A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Smole, KS, Diniz, MI e Cândido, P. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. Coleção Matemática de 0 a 6.